terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Boas Festas

Em um mundo cada vez menor e com tantas diferenças, saber tolerar e conviver com o diferente será uma virtude da qual estaremos cada vez mais dependentes. Por isso também que a reunião familiar de final de ano talvez seja um bom momento para treinar e exercer essa tolerância. Evite, então, confrontar aquele parente insuportável com aquelas verdades que estão entaladas há tempos e você não vê a hora de gritar enquanto segura o seu pescoço bem forte entre suas mãos. Ignore o priminho que sendo adolescente se converteu a algum modismo de estilo, procure não comentar quantos quilos 2012 acrescentou à sua tia. Ao menos não quando ela estiver por perto. Voe tem que celebrar o espírito natalino para que possa aturar sem violência o onipresente tio chato. Enfim, tolere por mais alguns dias tudo isso. Agora é o momento de sermos bons, nem que seja por uma mísera semana. Deixemos nossas imperfeições e fraquezas tão humanas para o 2013 que está por vir.

Tomo a liberdade de dizer em nome de todos do Blog Mundus que esperamos que tenha um excelente final de ano. Aproveite para refletir, rever parentes, praticar o bem com eles. Não faça ainda nada que eu não faria, não tente provar peru, chester, tender, paturi, churrasco e pernil tudo na mesma noite. Não acredite em milagres de como não arrematar quilos indesejáveis a esse corpinho maltratado, fique longe dessa invenção do demo chamada torrone, não cometa o sacrilégio de tirar as frutas secas do Panetone e, caso o considere uma heresia, me envie todo Chocotone que ganhar!

Eu também acho meio besta esse costume de nos fingirmos de pessoas boas da noite pro dia, mas acho que a coisa é mais embaixo, usando passagem de Carlos Drummond também acho que: “quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial (...), (ele) industrializou a esperança fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Pois aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante vai ser diferente.”

Nesse espírito me despeço de você em 2012, torcendo para que tenhamos um pouco de paz e que recomecemos acreditando que em 2013 podemos, sim, ser melhores. Que apesar de toda nossa natural falibilidade humana, possamos sim, ser pessoas boas.

Boas festas!!


Danilo Balu

Nenhum comentário:

Postar um comentário