terça-feira, 18 de junho de 2013

Então não são pelos 20 centavos?

Acho que não importa muito a posição partidária, parece haver quase consenso que houve excessos tanto por parte da PM (e seus batalhões especiais) quanto por parte dos manifestantes, assumidamente orientados também por grupos partidários. Nessa confusão toda, não há ninguém com toda a razão e nem os totalmente inocentes.
De qual lado estou? Todos nós estamos do lado certo, cada um com sua justificativa. Eu confesso que parei de ler a maioria dos textos que me chegavam porque fiquei desanimado, pessimista, nervoso. As duas turmas possuem argumentos muito bons, você nem precisa concordar com a causa, mas tem algo nessa história da qual não consigo abrir mão quando avalio: se cada um de nós resolver mudar a lei para justificar transgressões, como já foi dito por alguém, é bom cada um carregar o seu porrete.
Eu moro a cerca de 5 quadras da Avenida Paulista, em São Paulo. Aqui é local de muitas manifestações. Todas elas transformam para pior o já horroroso trânsito de São Paulo, mas viver numa democracia é isso, saber conviver com a decisão de uma maioria respeitando a da minoria. O direito ao protesto todos têm, desde que sigam as regras, no caso, a Lei. Fico imaginando se todo mundo se sentir no direito de fechar avenidas. Literalmente não sairíamos do lugar.
Enfim, as vaias à presidente Dilma e os protestos feitos em cidades de diferentes partidos vão deixando claro que realmente a discussão de quantos centavos aumentou a passagem é secundário, há é uma insatisfação geral às vésperas de algo que consumiu bilhões de reais para um evento de uma entidade privada, a FIFA.
Independente de qual o “seu lado” (com certeza você acha que é o certo), fica claro que numa Democracia, se todo mundo tomar para si o direito de que podemos parar a cidade para que ouçam nossa reivindicação, é melhor rasgarmos a constituição e pularmos direto pra barbárie. Economizaremos tempo.

Danilo Balu

Nenhum comentário:

Postar um comentário